Forum Cannabis

Técnica de Germinar554

Técnica de Germinar

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Técnica de Germinar

Mensagem por Demious_Bud_Lord em Sex Maio 17, 2013 4:30 pm

Chucky escreveu:Eu acho que os jiffys é só para enraizar clones

os jiffys podes usar para clones ou para sementes, eu pessoalmente uso jiffys tanto com os clones como com os seedlings, e dpois meto em copos de coco, e dpois vasos de coco. e chega, o coco tem uma grande capacidade de armazenar agua, ao mesmo tempo q é um substrato muito respiravel, e as raizes consegue uma boa quantidade de oxigenio Smile

Demious_Bud_Lord

tipo de cultura: Terra; Hidro.

Mensagem por fans06 em Sex Maio 17, 2013 4:55 pm

Eu estou a usar, e não estou a gostar nada. Até agora nenhuma semente saiu dos jiffys, enquanto que 3 já sairam dos vasos, se amanha não sairem vou transferir para vasos.

fans06

tipo de cultura: terra

Mensagem por IvanGS em Sex Maio 17, 2013 5:08 pm

ja nao meto no Jiffys lol

IvanGS

tipo de cultura: Terra Indoor

Mensagem por fans06 em Sex Maio 17, 2013 5:13 pm

IvanGS escreveu:ja nao meto no Jiffys lol

pode ser azar meu Sad , mas tu é que sabes

fans06

tipo de cultura: terra

Mensagem por SSOUT em Sex Maio 17, 2013 10:52 pm

Já é a 5x que uso jiffys e nunca me deu problemas , germino as sementes numa tupperware fechada com papel humedecido e depois quando ganham uma raiz pequenina (3mm) meto no jiffy , e todas até agora já me germinaram , em 5 dias tinha as plantas fora da terra Shocked

SSOUT

tipo de cultura: Terra , Outdoor

Mensagem por IvanGS em Sex Maio 17, 2013 11:17 pm

sotnasrmordep escreveu:Já é a 5x que uso jiffys e nunca me deu problemas , germino as sementes numa tupperware fechada com papel humedecido e depois quando ganham uma raiz pequenina (3mm) meto no jiffy , e todas até agora já me germinaram , em 5 dias tinha as plantas fora da terra Shocked

Entao, o que faço, amanha de manha quando tirar as minhas do copo de agua, meto-as no Jiffys...

Estive a ver, e os meus sao de fibra de coco (:
o que e bom, ha bastante ar, e guarda bem a humidade

IvanGS

Mensagem por rastafrist em Sex Maio 31, 2013 8:51 pm

Ora bem, meti as minhas sementes há 3 dias a germinar, numa caixa fechada com tampa, e com guardanapos de rolo de cozinha um bocadinho humidos.
Hoje abri a caixa, as sementes ainda estavão fechadas :S
Uma já se via o cale a sair para fora.
O guardanapo ja estava seco, tornei a molhar um bocadinho.

Será q há algum problema com a germinação, supostamente com 3 dias já poderia ter alguma evolução!

rastafrist

Mensagem por Chucky em Sex Maio 31, 2013 9:16 pm

Isso depende da strain ... Pode demorar mais que isso ...
Eu pessoalmente, deixo de um dia para o outro dentro de um copo com agua destilada com 2 dedos de altura e só depois meto no tuperware...

Chucky

tipo de cultura: Terra;Hidro

Mensagem por campino em Dom Jun 30, 2013 9:59 am

Muita atenção pessoal. A técnica de germinação, depende SOBRETUDO da idade da semente.  O melhor método para uma semente com 3 anos, pode ser o pior para uma semente nova. Isto é válido para a agricultura em geral. Mas também para as marias. 

Vejam por exemplo o guia de germinação da Mandala. O texto é longo mas muito interessante. É aplicar sempre estas regras, a não ser que haja recomendações em contrário pelo banco de sementes daquelas que vamos usar.
ir ao site da Mandala e depois Guides/Germination-Guide

Deixo aqui alguns excertos:
For an optimal germination result the seeds should be planted DIRECTLY into the substrate. We clearly advise against using pre-germination methods or soaking. Please do not place the seeds into a glass of water or in moist paper tissues.
This does not mean that pre-soaking should never be used with seeds from other sources, or that we criticize growers who prefer this method. We are aware that some breeders recommend it for their products. But to prevent complications and achieve the consistent level of high germination rates that you should be getting from your Mandala seeds please trust our advice and follow our guidelines.

What happens if one uses pre-germination methods?
Soaking seeds in water/wet paper towels is a method which can be used for old seeds (3+ years) that are drying up and losing germination power; and for pure land race equatorial strains such as from Africa. Both factors do not apply to our seeds. Fresh seeds have a healthy embryo whose cells are filled with water. But excess water causes the cells to bloat, depletes oxygen and leads to the tissue rotting away before the seed embryo can germinate. Old seeds have lost water in the cell tissue, the embryo starts to shrivel, which is why germination rates drop the older the seeds are. Therefore, old seeds (ie. 3+ years) can soak up more water before adverse conditions cause them to rot. This is one of the main reasons why various seed stock reacts differently to pre-germination methods. Some growers make the mistake of soaking our seeds in water for up to 1-2 days because it may have worked in the past with other seeds. This does not mean, however, that this method can be used for all seeds. In fact, old stock or equatorial cannabis seeds should only be soaked in water for a few hours at the most. Always consult the web site of a seed bank for specific advice and instructions on how to germinate their seeds.
It is in a growers best interest to choose a germination method with the lowest risk of complications. Because we want customers to have the highest success rate possible we recommend the most convenient and safest method. This does not mean it is the only option. We simply believe it carries the lowest risk for germinating fresh seeds. Planting seeds directly in the substrate is also the most plant friendly method for any type of seed stock. The reasons are explained below in paragraph 2 & 3.
Placing healthy & fresh seeds in water/wet tissue can lead to the development of fungi or bacteria on the seed hull. Lack of oxygen and contaminating substances in the water/wet tissue promote fungal growth which can be transported to the substrate later on. Often the seed simply rots away if left for too long in a glass of water, or wrapped up in wet tissue.

Once the seed sprouts in a glass of water or paper tissue it already has the taproot growing out of the cracked seed hull. While transplanting the germinated seed it is very difficult, indeed impossible, to prevent damage to the delicate taproot. Many sprouted seedlings handled in this way show retarded development, or even simply fail to appear out of the substrate after transplantation. Handling seedlings this way can impair the health & vigour of the plant for the duration of it’s life cycle - especially if other disturbing factors occur during the early stages of growth.

Professional horticulturists rarely use pre-germination methods to actually grow out the seedlings because of the shock suffered from transplanting them. For example, we use the paper tissue method only as a quick test for germination rates of aged seed stock from our genetic repository. This allows us to see beforehand how many seeds we have to put in soil to get the amount of plants we require for breeding projects.
Germinating cannabis seeds is not difficult. All you need is some basic information on what is important and everything should work out fine.

campino

Mensagem por Chucky em Dom Jun 30, 2013 10:21 am

Pois . . È mesmo isso ! Já vieste foi um bocadinho tarde com essa informação . . .

As ultimas sementes que recebi, germinaram pouco e 2 delas partiu se o taule ao tirar do tuperware!
Meti tudo em jiffys e já lá vão 4 dias e não vejo nada de fora Sad

Alguém sabe confirmar se a historia do tuperware pode ser feito com guardanapos reciclados ?
Li algures que certos guardanapos trazem quimicos e prejudicam as sementes

Chucky

tipo de cultura: Terra;Hidro

Mensagem por l_cosca_l em Dom Jun 30, 2013 12:21 pm

Este tema tem mto que se discutir, mas para quem compra sementes é procurar no banco de sementes de onde elas vieram informação de como as germinar, maior parte dos bancos fornecem essa info, se não fornecerem, manda-se 1mail a perguntar.

Eu só germinei sementes na tecnica do guardanapo, foram sementes oferecidas(vieram de cabeços) algumas eram velhas outras eram novas, já tentei germinar mais de 20 sementes e só 3é que não germinaram sempre usei agua directa da torneira(com cloro), atenção que os fungos que eles falam não aparecem se a agua tiver cloro e se os guardanapos forem mudados todos os dias.
Nas primeiras que germinei coloquei-as no tapparuer e deixei andar, germinaram umas e outras 2 ficaram com bolor(os tais fungos)
Nas segundas que germinei troquei o papel toalha todos os dias e 1taparuer novo, só uma não germinou(não tinha bolor nem fungos)

Como em todas as plantas nem todas as sementes são viáveis há sempre sementes que pura e simplesmente não germinam

l_cosca_l

tipo de cultura: COCO rula! Terra

Mensagem por IvanGS em Dom Jun 30, 2013 12:25 pm

De todas as sementes que germinei ate agora, sempre sairam...
Mas nao meto num tupware...
Mete num prato, com os guardanapos, e ficam boas Very Happy

IvanGS

Mensagem por campino em Dom Jun 30, 2013 2:16 pm

Portanto, as conclusões a que se chega são:
- Seguir sempre as instruções do Banco de Sementes. Na maior parte das vezes, os próprios bancos e embalagens fornecem essa informação.
- Quando não conseguirmos obter informação específica de germinação para as sementes que temos devemos seguir as seguinte regra 3 simples:
    1. Sementes frescas até 1 ano - Germinar directamente na terra.
    2. Sementes de 1 a 3 anos - Germinar em papel húmido.
    3. Sementes com mais de 3 anos - Germinar em Copo e depois em Papel Húmido.

É isto pessoal?
E quando temos sementes, que não sabemos que strain é nem a idade que têm, qual a técnica que acham que se deve usar (como regra geral)?

campino

Mensagem por campino em Qui Jul 04, 2013 6:49 pm

A minha recomendação é mesmo ver os guias de germinação dos próprios bancos de sementes ou contactá-los caso não tenham essa informação disponível "à mão".
Aqui fica um exemplo do que se passa com as sementes da Green House e mais importante, porque deve ser assim. À razões que a razão desconhece. Smile e só os próprios podem esclarecer.
Não deixo a conversa toda, mas apenas a resposta em relação às sementes deles (sejam femininas ou Auto):

"Our seeds are best germinated as we describe on the web site, the reason for this is because our seeds are very stable feminised and the shell is hard by comparison to some other seeds so we recommend first in water to ensure a good germination. Additionally we also guarantee germination if you follow our instructions just always take pics and keep a good record of anything that goes wrong so we can investigate if needed."

campino

Mensagem por Demious_Bud_Lord em Sex Jul 05, 2013 12:11 am

No 
 Bom post campino Smile é verdade, tanto a strain como a idade da semente influenciam o tempo de germinação, ja germinei dezenas de sementes com o método do copo e devo ter tido à volta de 97% de taxa de germinação Smile M tmbm t digo q todas as sementes q usei estavam ja bem secas, n posso dizer a idade delas com precisão mas pareciam bem secas mas ao mesmo tempo n pareciam mt velhas....

Acho q nunca germinei sementes jovens :s ou então os 3 % q não germinaram eram lol

Com sementes das q s apanham por ai é difícil ter um padrão de tempo de germinação, no entanto com as dos bancos de sementes, q por norma são sementes bem maduras Smile   as técnicas aqui do postadas no fórum servem na perfeição e n fogem mt dos 3 a 4 dias para germinar.

Demious_Bud_Lord

tipo de cultura: Terra; Hidro.

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: